Busca
Home
ARTIGOS




SUPLEMENTO LITERÁRIO DE MINAS GERAIS NA INTERNETE
(por José Aloise Bahia)

A língua portuguesa ganha um presente de Natal muito valioso. A partir do próximo dia 16 de dezembro todo o conteúdo das mais de 1.200 edições do Suplemento Literário de Minas Gerais estará disponível para consulta na internete. De acordo com Júnia Lessa França, bibliotecária da FALE/UFMG (Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais) e responsável pelo projeto "Suplemento Literário, 38 anos. Acervo de 1966/2004", o endereço eletrônico está em fase final de testes (www.letras.ufmg.br). O link ficará hospedado no saite da escola. A iniciativa surgiu numa parceria inédita da FALE/UFMG, Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte e a FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais). A FAPEMIG já investiu mais de R$ 30 mil. O saite abrigará todos os exemplares, inclusive o primeiro, lançado no dia três de setembro de 1966, pelo editor fundador, o escritor Murilo Rubião, um dos introdutores do realismo mágico na literatura brasileira.

O projeto começou em 1998. Uma equipe de bibliotecários da FALE/UFMG, num trabalho pioneiro, produziu um banco de dados, pautado em referências como ano, mês, edição, assunto, ilustrador, título de artigo e autor. Até então, não havia qualquer trabalho de indexação. As digitalizações dos textos começaram em julho passado e já foram concluídas. Os originais impressos, já estão encadernados, serão restaurados e guardados numa sala especial da biblioteca da FALE/UFMG. O acervo será doado, através de microfilme, para o Suplemento Literário.

Com 38 anos de história, o Suplemento Literário de Minas Gerais é um dos principais do gênero no país e é distribuído gratuitamente em várias capitais, Belo Horizonte e cidades do interior de Minas. A tiragem em formato jornal é de 15.000 exemplares. A publicação mensal é muita conhecida, pois na sua história passaram nomes como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Oswaldo e Mário de Andrade, Henriqueta Lisboa, além de artistas plásticos como Amilcar de Castro, Inimá de Paula e Álvaro Apocalypse.


* José Aloise Bahia (Belo Horizonte/MG) é jornalista, ensaísta, cronista, escritor e poeta. Graduado em comunicação social e pós-graduado em jornalismo contemporâneo. Autor de Pavios Curtos (no prelo pela anomelivros). josealoise@aol.com

Voltar