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Sempre Maluco Beleza...

No limiar do Século XXI, pós-World Trade Center, Bin Ladens, clonagens, Big Brother, bombas e tempestades, Raul Seixas não sai de cena, está na mídia, internet, jornais, fanzines, rádio, TV e nos sonhos. No momento em que o Brasil se preparava para lembrar a morte do cantor e compositor, um ex-cacique político foi mais rápido no gatilho: puxou uma peça discursiva no combate à pobreza ao parodiar uma música do mentor da Sociedade Alternativa, o profeta do rock tupiniquim:
"Eu devia estar triste porque tive um emprego, fui um dito cidadão respeitável que ganhava oito mil reais por mês. Eu devia agradecer ao Senhor do Bonfim por ter tido sucesso na vida como político. Eu devia estar alegre e satisfeito por morar no Lago Sul, na Península dos ministros, ter 'AP' em Miami, casa em Porto Seguro e na Ilha de Itaparica. Eu tenho uma porção de grandes coisas para conquistar. Eu não posso ficar aí parado".
Muitas pessoas ficaram boquiabertas com a desenvoltura do ex-mandatário. Teve gente que não entendeu nada. Mas certamente o maluco beleza, se estivesse vivo, iria entender. Afinal, ele mesmo dizia: "Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".
O rebelde nato, o demolidor e anarquista por excelência, continua a inspirar novas e velhas gerações. Tinha profundidade: "Sou largo, raso e profundo" ou "o início, o fim e o meio". Foi influenciado por Bob Dylan, Beatles, Elvis Presley, Crowley, Jerry Lee Lewis, Jackson do Pandeiro, Bill Halley e Luiz Gonzaga. Era temperamental, sensível, nervoso. Viveu intensamente e, por isso mesmo, morreu cedo. Mas seu desejo era ser eterno.
Foi filósofo da Nova Era. Cavaleiro do Apocalipse. Raul Seixas foi tudo. Uma mistura de niilista, estudioso, hipocondríaco, compositor popular, poeta surrealista, esteta, agnóstico. E foi, antes de tudo, profeta da rebeldia: "A desobediência é uma virtude necessária à criatividade".

Raulzito - como era chamado pelos íntimos - foi-se daqui para outros palcos, mas deixou um séquito de admiradores. Tanto os que tentavam imitá-lo quanto os que não tinham coragem de fazer nada do que ele pregava. Nasceu na Bahia, em 28 de junho de 1945. Influenciado pela subcultura do Rock formou seu primeiro conjunto em 1957, em Salvador. Perambulou pela Bahia durante dez anos quando cantou em boates, clubes e rádios da capital e do interior.
Enquanto isso estudava Direito, Psicologia e Filosofia. Mas optou pela música e não concluiu os cursos. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1967, mas não conseguiu, como queria, lançar o primeiro disco. Só em 1970, em trabalho conjunto com Sérgio Sampaio, Eddie Cooper e Miriam Batucada, lançou o LP "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista".

Iniciou uma carreira meteórica como rebelde e profeta maldito. Mas tinha consistência e consciência. Admirava os repentistas e cordelistas. Aprendeu inglês com os filhos dos americanos, que trabalhavam na Petrobrás, na Bahia. Leu a Bíblia várias vezes. E também aprendeu latim lendo Metamorfosis, de Ovídio. Leu Sartre, Schopenhauer, Augusto dos Anjos, Kafka, Gregório de Matos. Considerava-se um materialista dialético. Dizia que algumas vezes acreditava em Deus. Lembrava da época em que foi internado em um convento de padres aos 14 anos e que foi levado a um psiquiatra com prenúncio de loucura.

Loucuras à parte, o certo é que Raul Seixas viveu intensamente. Debruçou-se no conhecimento dos livros. Bebeu na fonte da inquietação dos agitados anos 60/70. Era expert em frases. Certa vez disse: "Sou escritor por excelência, ator por desejo e compositor por raiva". Dizia ainda: "O brasileiro não faz história, ele é um espectador da história".

Sobretudo, Raul se sentia um incompreendido. Reclamava da falta de apoio e de reconhecimento da mídia e do sistema. E, principalmente, da crítica. Sobre os críticos disse: "São uns idiotas bitolados. Ficam sentados atrás de uma mesa de redação ou atrás de perguntas programadas por minicassetes. Não movem uma palha porque não sabem mover e quando alguém move eles não entendem. São tão perigosos como dos donos do poder. São tão doentes quanto a sociedade".
Inconformado, Raul foi vitimado por revoltar-se contra um sistema burocrático, tecnicista, excludente e globalizante. Mas já é lenda. É espírito eterno e transcendência infinita. E, por ironia, voltou à cena pelas mãos do baihuno, outrora um dos donos do poder, em momento de recesso, pós-painel e pós-crise Argentina. Mas não faz mal. Raul é uma estrela universol, universom, universer... poeta infogaláptico, transconstelar, teluricósmico, infiniterno... E os poetas, da estirpe de Raul são, acima de tudo, magnânimos, permanentes e contínuos.

Lembrete: Em época de clones, genes, chips e ciclones, que tal algum cientista clonar o espírito do maluco beleza? Quem se habilita? O desafio está lançado...pode ser virtual ou digitextual...pois Rauuuuuuuuuuuuuuuuul é inimitável...

Gustavo Dourado

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