Busca
Home
ARTIGOS




Escritores Mineiros Criam Fórum Permanente
(Emanoel Araújo)

Em novembro de 2004, na cerimônia de anúncio da criação da Câmara Setorial do Livro e Leitura (www.cultura.gov.br/projetos_eseciais/camaras_setoriais/livro_e_leitura/index.php), na Cinemateca de São Paulo, foi entregue ao Coordenador do Programa Nacional do Livro e da Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Galeno Amorim, o documento "Temos Fome de Literatura", assinado por mais de 180 autores nacionais, com reivindicações e propostas de fomento à criação literária nos Estados brasileiros.

À luz do movimento intitulado "Literatura Urgente" (www.literatura-urgente.com.br) e do documento entregue ao ministro Gilberto Gil, através do coordenador do programa, escritores mineiros reuniram-se em Belo Horizonte e criaram no mês de abril o Fórum Permanente de Políticas Públicas Para a Literatura em Minas Gerais. O objetivo do recém-criado Fórum é tornar efetiva a representação de escritores, poetas e ensaístas em todas as discussões propostas pelas esferas de governo (Municipal, Estadual e Federal) para a literatura.

O Fórum é aberto à participação de toda a sociedade civil. E três são os temas básicos de discussão:
1) Valorização e apoio à produção e pesquisa literárias;
2) Memória e patrimônio;
3) Difusão da leitura.

Para conhecer as propostas, enviar sugestões e comentários, o Fórum possui o endereço eletrônico www.forumliteraturaminas.zip.net. Para mais informações escreva para o e-mail: fórumliteraturaminas@yahoo.com.br.

Participam até o momento da criação do Fórum os seguintes escritores: Ricardo Aleixo, Luís Giffoni, José Aloise Bahia, Makely Ka, George Cardoso, Sérgio Fantini, Renato Negrão, César Gilcervi, Bruno Brum, Branca de Paula e Elizabeth Fleury.

Voltar