Arte
Arte Curricular
Planejamento geral
Cor-textura som e linha
Intuição cerebral
Arte-comunicação
Sem exclusão social

Desenvolver – Planejar
Formar e reconhecer
Reagir-Modificar
Avaliar e crescer
Debater-Dramatizar
Revelar e transcender

Valorizar sentimentos
Fluir a percepção
Compartilhar experiências(s)
Manifestar opinião
Ter gosto e autonomia
Espírito de investigação

Arte acorda o pensamento
Dinamiza o cidadão
Expressa e comunica
Provoca a reflexão
Visualiza o prazer
Transmuta a educação

Arte é conhecimento
Reflexão – Vitalidade
Pesquisa – Imaginação
Cosmovisão – Diversidade
Arte é experiência
Forma – Multiplicidade

Arte nos PCN
Escola em revolução
É mudança radical
Nova forma de expressão
Comunidade participante
Anti-Automatização

Arte é confluência
De essências culturais
Princípios transformadores
Bases educacionais
Do processo criador
Via temas transversais

Pluralidade cultural
Faz-se na diversidade
Gênero – Classe social
Ocupação e idade
Religião – Etnia
Desejo e identidade

Arte exprime – Comunica
Articula a criação
Fomenta Inventividade
Diversifica a produção
Dinamiza o conteúdo
Transforma a educação

Arte: livre expresão
Luz! Espontaneidade
Movimento – Invenção
Vôo da sensibilidade
Equilíbrio – Transvergência
Fluindo criatividade

Os conteúdos da arte
Devem sensibilizar
Provocar o interesse
Pro fazer: Catalisar
Criticar – Sonhar – Viver
Discutir e questionar

A construção da arte
Passa pelo apreciar
Com empenho e prazer
Eternamente buscar
Preservar nossa cultura
O patrimônio conservar

Arte da modernidade
Vídeo e computador
Telinforme – Multimídia
Chipe – Byte – Transvisor
Enter – Intra – Internet
Multivirtual leitor

Arte é Cooperação
Ação intelectual
Pode ser do coletivo
Do ser individual
Projetando-se das raízes
Ao espaço sideral

Arte eletroeletrônica
Informática midial
Arte onda celular
Matemática – Quimical
Arte digitalizada
Realidade virtual

Arte no ciberespaço
Internauta viajor
Deletando a consciência
Vídeo-Game: Furta-Cor
Mixando o pensamento
Nas ondas do televisor

O movimento é de síntese
De concepção grupal
Novo tempo na escola
Com temática transversal
Arte-Ação comunitária
Novo padrão cultural

Tudo se relaciona
Mundo em conexão
Nossa aldeia global
Universa a expansão
A escola é o caminho
Para nossa evolução