Busca
Home
ARTIGOS




Stella Personagem da Cidade
(por Maria Félix Fontele)

Escritora dedica-se às boas ações

"Sinto-me privilegiada de ter visto Brasília nascer. Tive as mesmas emoções de uma mãe ao gerar o seu primeiro filho.Como um embrião, aquela que seria a Nova Capital desenvolvia-se no ventre do Brasil. Era Cidade Livre porque tínhamos o direito de trabalhar, cada qual com a sua opção". Esta é a opinião da pioneira e escritora Stella Rodopoulos, que se emociona ao se lembrar dos primeiros dias vividos em Brasília, no início dos anos 60.

"Este planalto de céu azul e límpido - continua Stella - também foi o berço de meus quatro filhos e a saudade que tenho dos primeiros momentos que aqui vivi, eu a divido com eles, relembrando tudo que passei quando o Núcleo Bandeirante mais parecia um segundo Texas, com a diferença de que víamos modernos veículos em vez de cavalos amarrados às portas dos barracos".

Stella participou da festa de inauguração de Brasília. O presidente Juscelino Kubitscheck apertou-lhe a mão. Ela não se esquece ao contar: "Meu coração chorava de emoção". Hoje, Stella é escritora. Ela é autora de sete livros, alguns deles dedicados à literatura infantil, com histórias próprias para crianças de 5 a 12 anos. Tem o Cavalinho Sonhador, No Reino Encantado das Minhocas, A boa Ação do Velho Gui e outros que fazem muito sucesso junto à criançada. Pelo conjunto de sua obra infantil, recebeu a Comenda Carlos Gomes. E pelo conjunto de toda a sua obra, o Troféu Johan Sebastian Bach e a medalha de ouro da Academia Internacional de Lutéce, na França.

E já está quase pronto seu oitavo livro, intitulado Psicografia do Amor, uma obra cheia de magia, com poemas que falam de amor, inspirados em uma rara e profunda experiência espiritual que ela viveu. São mais de 60 poemas, escritos em um fôlego só, como se fossem psicografados.

Com vivacidade, a avó de sete netos dá a sua receita para escrever: ''Basta soltar a imaginação e a inspiração, se entregar totalmente e responder às vontades da alma''.

Filatropia e doações

Além de escrever, ultimamente Stella dedica-se à filantropia. Recentemente, iniciou uma campanha beneficente em favor do Instituto de Apoio ao Portador de Câncer (IAPC), com a doação de bens eletrodomésticos. Agora, toda a renda da venda de seus livros será doada ao instituto, que hoje acolhe pessoas carentes portadoras de câncer, comumente tratadas no Hospital de Base. É a única entidade no Distrito Federal que abriga adultos, sustentada com doações da comunidade.

No dia 20 de maio, Stella autografou seus livros, na Biblioteca T-Bone, na 712/713 Norte, quando participou também de um recital de poesias em comemoração ao lançamento da estante do autor brasiliense. Na ocasião, cada autor fez doação de um ou mais exemplares de sua obra para compor a estante.

VOLTAR