Manifesto
pelo Ensino da Música
(por Cultura e Mercado - Da Redação)
Movimento sediado no Rio de Janeiro
e organizado por representantes da área musical, propõe a volta
do ensino da música nas escolas, e lembra que o ensino da música
é um estímulo à prática social, produzida e vivida por pessoas,
constituindo instância privilegiada de socialização, em que é
possível exercitar as capacidades de ouvir, compreender e respeitar
o outro.
O manifesto aponta que a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDBEN), embora indique a obrigatoriedade do "ensino
de arte", é ambígua em seus termos. A expressão "ensino de arte"
permite uma multiplicidade de interpretações, o que tem acarretado
na manutenção de práticas polivalentes de educação artística e
na ausência do ensino de música nas escolas. Muitos concursos
públicos recentes, realizados para o magistério em diversas regiões
do país, persistem em buscar professores de "educação artística",
quando a Universidade já possui formação de professores específica
em cada uma das artes (Visuais, Música, Teatro e Dança). Há, portanto,
uma incoerência entre as demandas docentes por parte das instâncias
públicas e privadas e o que está acontecendo na prática de formação
de professores. A Resolução CNE/CES 2/2004, que aprova as Diretrizes
Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, reconhece
somente pelo nome Música qualquer graduação nessa área.
Por essa ambigüidade, o documento ressalta quatro pontos relevantes:
a garantia de um espaço legal para o ensino da música nas escolas
de educação básica; a implementação gradativa do ensino de música
nas escolas de educação básica; a elaboração de concursos públicos
com mais vagas específicas na área de música, tendo em vista que
resultados de trabalhos realizados em diferentes estados do país
sugerem que são escassos os professores de música nas escolas
de educação básica, bem como práticas sistematizadas de ensino
musical; e a construção de projetos de formação musical e pedagógico-musical
continuada para os professores em serviço na educação básica.
A proposta que será levada a Brasília e apresentada em audiência
no Senado nos dia 22 de novembro de 2006.
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AQUI e leia o manifesto.
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