Busca
Home
ARTIGOS




Lançamento em Brasília Vânia Moreira Diniz
(por Vânia Moreira Diniz)

Quando a Livraria Siciliano me comunicou que ia promover o lançamento de meus livros, fiquei muito emocionada. Emoção fruto de muitos sonhos acalentados. Não era simplesmente uma comercialização dos livros, mas na verdade eu interpretei como uma homenagem já que sempre foi meu ideal tê-los naquela vitrine dessa livraria que abriga grandes nomes de nossa literatura. Considerei-me profundamente honrada.

Assim o pré-lançamento, esse período de preparação do evento foi muito especial para mim no sentido de aspirações que eu abrigara em minha alma. Acabara de fazer em outubro do ano passado o lançamento em minha terra natal, Rio de Janeiro, com grande sucesso, e um número enorme de pessoas entre os quais amigos, parentes e leitores. Estava no melhor momento de minha vida literária e agradecia ao Senhor do universo por essa graça, já que desde pequena me dedicara à literatura.

E naquele momento o convite havia sido para lançar os livros, na cidade que vivo há muitos anos e que admiro e amo. Minhas raízes estão no Rio, as chamas de meu sentimento se encontram lá, mas digamos que Brasília é meu segundo berço e exultei por tudo que envolvia esse lançamento.

Foi com carinho que cuidei dos detalhes em comum acordo com a Livraria Siciliano. Estava um pouco cansada depois de um ano de atividades intensas, em que escrevera três livros, me dedicara ao meu site, ao Jornal ecos, aos grupos e a todos os textos que escrevera. Mas acima disso sentia-me delirante. Qualquer sinal de cansaço desaparecera e vislumbrava apenas o horizonte. Esse mesmo horizonte que tanto me encanta, mesmo nos piores momentos.

Estava ansiosa como acontece em qualquer lançamento e chovia muito quando cheguei ao Brasília Shopping onde se realizaria o evento. Se tivesse por segundos pensado que o temporal prejudicaria a festa teria logo tirado essa impressão pelo número de pessoas que me esperavam, embora eu tivesse me atrasado apenas 10 minutos.

Daí por diante não senti o passar do tempo, envolvida com todas as pessoas que vinham colher o autógrafo da autora.

Só o escritor pode saber o que é essa sensação, porque os livros que escrevemos são realmente como filhos. Neles está nossa alma, os sentimentos mais profundos, a observação da vida e de nossos semelhantes, episódios que presenciamos, história do mundo e os personagens que foram notórios e toda uma vivência que comunicamos aos leitores na expectativa de suas impressões. Escrevendo cada linha que seja amamos, sofremos recordamos, vibramos vivemos em cada letra ali colocadas.

A livraria estava literalmente lotada e pela fila que se formava eu temia que o tempo fosse pouco para assinar todos os livros adquiridos.

A música executada por um excelente músico que a acompanhava harmoniosamente com uma voz modulada dava ao ambiente muito encanto. O coquetel foi servido, e todos os participantes embora fossem em grande quantidade estavam integrados e pacientemente esperando a sua vez. Os poemas de um dos livros em lançamento foram declamados começando pelo escritor e Poeta Gustavo Dourado.

Foi um lindo evento e posso agradecer à dedicada organização da Livraria Siciliano o êxito daquelas horas mágicas. O sonho foi realizado em toda sua extensão, mas jamais deixará de ser sonho porque momentos como esses são eternos e realmente os verdadeiramente valiosos durante nossa caminhada. Permanecerá para sempre em meu coração indelevelmente marcados.

VOLTAR