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Cordéli@ - A Poética Coordeliana de Gustavo Dourado
(por Maria José Zanini Tauil)

A princípio, um nome de mulher para o e-book de Gustavo Dourado.
Mas, afinal, quem é Cordeli@? Sua musa virtual?
Não... Com título sedutor, o poeta apresenta seus cordéis.

Que responsabilidade essa, de comentar a obra de um dos mais brilhantes e criativos poetas da atualidade!
A legitimidade dessa modalidade poética pode ser medida através da análise das mensagens que o autor deixa transparecer.

Poeta completo, tem estilo próprio até mesmo nos cordéis. Louvável insight de procurar manter vivo o cordel, tão divulgado no nordeste brasileiro, levando-o para todos os rincões do Brasil e do mundo. Focaliza tanto os temas urbanos como os rurais.

"Seruiz bem gateado
Cacalga fenomenal
Galopeia pela vida
Com ares de maioral
Cavalo bom é difícil:
É cavalo magistral"
(Cordel do Grande Ser: Tao)

A tradição do cordel por aqui, começa em meados do século XVIII. Os fazendeiros contratavam cantadores para as festas. Eles adaptavam contos e romances medievais à realidade local. Embarcaram nesse bonde: Mário de Andrade, José Américo de Almeida, Luís da Câmara Cascudo, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Cora Coralina, Orígenes Lessa, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Dias Gomes, Ariano Suassuna e tantos outros.

A literatura de cordel, como quase tudo que vem da cultura popular, costuma ser discriminada, mas é impossível negar sua função sócio-cultural. Foi e continua sendo uma das formas mais autênticas de comunicação. Os gestores de nossa política cultural e educacional e todos que propagam o saber, deveriam divulgá-la mais.

Gustavo Dourado aborda temas sociais em: Homens Caranguejos, Cordel da Fome, Cordel dos Sem-Terra.

"Está na hora de mudar
Repartir melhor a renda
Com aluno bem nutrido
Qualidade na merenda
Espero chegar o dia
Que a fome seja lenda"
(Está na hora de mudar)

Em Golpe de Mestre, Des...governo, Império da Corrupção, a temática é política.

" O que fazem os políticos
Além de mamar no erário
Detonam a aposentadoria
Dinamitam o salário
Enquanto os gringos
apossam-se
De nosso solo milionário"
( A Amazônia é do Brasil)

A música, a literatura e artes em geral são temas presentes em: Neruda, Mestre Machado do Morro do Livramento, Manuel Bandeira do Brasil, Cruz e Sousa, Quintana, Ferreira Gullar, Van Gogh, Rimbaud, Pixinguinha, etc. São exaltados grandes escritores, fatos e ideologias, ampliando o universo cultural do leitor.

"Abolição pela metade
Pois faltou aestrutura
Negro sem alimento
Mal herdou a sepultura
Sem casa...se favelizou
Na pobreza que perdura..."
(Cordel a Lima Barreto)


Aflora o Gustavo Dourado educador em: Mistérios da Linguagem, Cordel dos Neologismos, Cordel-Memorial da Educação Brasiliense, Os desafios da pluralidade cultural no mundo da Globalização, Mistérios da Língua Portuguesa...

" Foi um grande educador
Mestre e entusiasta
Luminoso professor..."
(Cordel a Anisio Teixeira)

Nesse segundo livro virtual, as palavras do poeta rolam pelo texto, dinâmicas, rompendo estruturas, provocando rupturas. Ele o faz com arte, com cuidado especial com a uniformização ortográfica, com leveza, com primor nas rimas, na beleza rítmica e sonora..

"Raul Mestre - Trovator
Arte.Som da Cons ciência
Astro logo da Eternideidade
Filo sophos de Multividência:
Ressu cite Ra ul Sei xas
Acabe a triste de cadência..."
( Cordelume a Raul Seixas)

Faz mágica com as palavras, sua matéria-prima. Elas são trabalhadas artesanalmente, estabelecendo relações novas, criando e recriando.

"Vestido...Em Favor da Paz:
Apelo a Meus Dessemelhantes...
Prece do Mineiro no Rio:
Lição de Coisas distantes...
Discurso de Primavera:
Chave de BHelôrisontes..."
( Chave de BHlôrisontes)

Sua linguagem flui fácil e a criatividade chega às últimas conseqüências, aguçando inteligências e instigando emoções.

" Desconfio que ela veio
Pra acabar com o tesão
Torturar o ser humano
Conter a Revolução
Sem orgasmo e com fome
Adeus quinta dimensão"
(Cordel da Castração)

Esse é o poeta Gustavo Dourado...Essa é sua magnífica obra.


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